João Pessoa - Paraíba - Brasil

Festas populares

A cultura popular manifesta-se


Muriçocas
Uma das das maiores festas populares de João Pessoa é o Muriçocas do Miramar. É um bloco carnavalesco da cidade capital do estado da Paraíba, no nordeste do Brasil. É tido como o segundo maior bloco de arrasto do Brasil (atrás do Galo da Madrugada, do Recife, no vizinho estado de Pernambuco).

Ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Momo, chamada pelos foliões de quarta-feira de fogo, uma referência à quarta-feira de cinzas.

Foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar na comemoração de um aniversário, em que havia apenas trinta pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos.

A concentração se dá na Praça das Muriçocas, que recebe a denominação em decorrência do bloco, passando pela Avenida Tito Silva, até chegar à Avenida Presidente Epitácio Pessoa, por onde passa até chegar na orla e vai até o cruzamento da Avenida Nego com a orla. O percurso tem 5 km de extensão.

Vários trios elétricos, conduzidos predominantemente por artistas paraibanos, como Elba Ramalho e Chico César, Fuba, compositor do hino das muriçocas, costumam ser acompanhados pelos foliões. O bloco não tem cordão de isolamento e suas camisetas são vendidas antecipadamente, com concepção de artistas locais. Ao longo de todo o percurso, aqueles que não querem ou não podem desfilar com o bloco e seus estandartes e bonecos assistem à passagem de varandas, jardins, muros e calçadas.


São João de Campina Grande
Campina Grande é a Capital do forró e possui o Maior São João do Mundo.

Campina Grande possui uma população de aproximadamente 384.000 habitantes e esta localizada a 120 km de João Pessoa/PB. O acesso para quem esta na capital é feito través da BR 230 com pista totalmente duplicada.

No mês de junho Campina Grande se transforma na capital do forró. A cidade fica tomada de turistas que chegam de todas as partes do Brasil e do mundo.

“O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO” acontece em um local da cidade chamado PARQUE DO POVO, onde em 30 dias, os forrozeiros podem dançar mais de 500 horas do autêntico “forró pé de serra”. Nesta época do ano o Parque do Povo é totalmente decorado com bandeirolas, balões e uma imensa fogueira.

No Parque do Povo, existe uma cidade cenográfica com várias replicas de prédios históricos da cidade. Onde o turista pode encontrar a VILA NOVA DA RAINHA, que foi o primeiro nome da cidade com casinhas, uma capela e um coreto onde são comercializados artesanatos confeccionados a partir da madeira, estopa, bucha vegetal, sisal, barro, couro ou tecido.

No Parque do Povo também estão instaladas ilhas para dançar o forró pé de serra, mais de duzentas barracas, pavilhões e quiosques para apreciar pratos típicos tais como buchada de bode, cuscuz com carne guisada, pamonha, pé de moleque, purê de macaxeira, tapioca, canjica, bolo de milho e outras iguarias.

Também existe a pirâmide do parque do povo com apresentações de quadrilhas juninas e um imenso palco armado para shows de grandes atrações.


O Trem do Forró, uma das grandes atrações do Maior São João do Mundo.

Senhores passageiros com destino à Galante... Arrochem seus parceiros, soltem os quadris na batida da zabumba, comecem o sacolejo, porque o trem ferroviário vai partir!


Todos os anos, no mês de junho, Campina Grande-PB vive o clima de São João. A cidade fica tomada de turistas que chegam de todas as partes do Brasil e do mundo. São nestes finais de semana que turistas e campinenses tem a opção de começar o dia curtindo o autêntico forró pé-de-serra.



O Expresso Forrozeiro como pode ser chamado, proporciona durante o passeio uma vista exclusiva da paisagem do agreste paraibano visualizada no percurso entre a Estação Velha de Campina Grande e o distrito de Galante.



O Trem do Forró ainda oferece aos passageiros do ‘passeio ferroviário trios de forró pé de serra em cada um dos sete vagões, animando os forrozeiros até o arraial do distrito, que se insere na programação do Maior São João do Mundo.



Chegando a Galante, o turista pode apreciar as atrações com bandas de forró estilizado e trios de forró. O passeio ainda oferece: exposição de artesanato local e de cidades vizinhas.



Também em Galante a culinária Nordestina pode ser apreciada em seu cardápio mais diversificado, que vai da pamonha ao arrumadinho de feijão verde, buchada ou picado de bode, entre muitas outras iguarias.



No retorno da viagem a animação não é diferente, os 800 passageiros do expresso ferroviário terão novamente os trios de forró pé de serra que não deixam parar o ‘arrasta pé’.




Festas Religiosas
As festas religiosas na Paraíba são comemoradas pela população com o grande entusiasmo e fervor que resultou da mistura das culturas portuguesa, índia e negra. Mas além da vertente religiosa as pessoas também aproveitam para se divertir. As principais festas religiosas são:

Festa de Nossa Senhora das Neves
Acontece na cidade de João Pessoa e é uma homenagem religiosa e profana à padroeira da Capital, a Nossa Senhora das Neves, a qual serviu de inspiração ao primeiro nome da cidade: "Povoação de Nossa Senhora das Neves".  A festa tem uma semana de duração, encerrando sempre no dia 5 de agosto, com uma grande procissão pelas ruas das imediações da Catedral.


Festa de Nossa Senhora da Penha
Também acontece na cidade de João Pessoa. Acontece no Santuário da Penha, no litoral sul de João Pessoa. É comemorada durante 3 dias e tem na Romaria, a parte mais tradicional do evento. esta manifestação religiosa já acontece há mais de 100 anos, atraindo dezenas de milhares de pessoas. O percurso da Romaria tem cerca de 14 km e começa na igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e termina na Praia da Penha, onde é celebrada uma missa campal.

Festa de Nossa Senhora da Luz
É uma das festas populares mais antigas da Paraíba, com mais de 250 anos. Realiza-se na cidade de Guarabira, no interior da Paraíba, a 120 km da capital paraibana. São 11 dias de comemorações e estima-se que atraia mais de 200 mil pessoas. Toda a cidade de Guarabira se prepara para receber os turistas com praças de alimentação, áreas de diversão.