João Pessoa - Paraíba - Brasil

Praias

Praias urbanas ou selvagens?
Todo o litoral paraibano é repleto de maravilhosas praias, de que se destacam as praias de Tambaba, própria para nudismo, Tabatinga, Praia Bela, Coqueirinho, Intermares, Camboinha, e muitas outras, afinal são 140 km de litoral. Algumas são urbanas, mas a sua maioria são afastadas dos principais núcleos urbanos, onde se podem encontrar praias ainda selvagens.

Para curtir o litoral, qualquer época do ano é boa, exceto nos meses de maio, junho e julho, quando as chuvas são mais intensas.



Praias urbanas

João Pessoa, Cabedelo e Gramame
São 30 km de belas praias que vão desde a praia de Gramame, 15 km ao sul da cidade, até à praia de Santa Catarina, 15 km ao norte, no município de Cabedelo. Todas são boas para banho, algumas delas excelentes para a prática de atividades aquáticas. Outras são quase selvagens. Escolha o tipo de praia que mais lhe agradar.

João Pessoa

Praia do Bessa
É a primeira praia do litoral norte pessoense, urbana, com 6 km de extensão de areia clara e batida, com águas esverdeadas e calmas, recifes e coqueiros. A praia é uma das mais procuradas, visitadas e conhecidas da cidade. Ela fica no bairro com o mesmo nome (Bessa). A praia do Bessa fica entre a praia de Manaíra, ao sul, e a praia de Intermares, ao norte, em Cabedelo. A praia do Bessa e a praia de Intermares são separadas pelo rio Jaguaribe. Em torno da praia há diversos bares e restaurantes, estacionamentos e casas na praia. A praia do Bessa é ideal para quem procura agito. Bares e restaurantes, com serviço de qualidade, funcionam de dia e de noite, proporcionando bons e divertidos momentos.

Praia do Bessa

Praia de Manaíra
É uma praia totalmente urbana do bairro do mesmo nome. Limita-se a sul com praia de Tambaú, onde fica o Hotel de Tambaú,  e ao norte com a praia do Bessa.

Praia de Manaíra


Praia de Tambaú
Pequeno trecho localizado entre as praias de Manaíra, ao norte, e do Cabo Branco, ao sul. Na praia de Tambaú localiza-se o luxuoso Hotel Tropical Tambaú, uma das mais originais construções da cidade, com sua forma circular e implantado na areia da praia, onde as águas do Atlântico se chocam na maré alta.

Próximo da praia fica o Mercado de Artesanato, com mais de 150 lojas, com preços e produtos atrativos, onde circulam muitos turistas atrás de lembranças da bela cidade.

Os coqueiros e as gameleiras são as marcas registradas de Tambaú, bastante movimentada em função da proximidade dos hotéis, e das águas calmas e mornas. Bastante concorrido, o calçadão proporciona relaxantes caminhadas no início da manhã e no final da tarde.

Praia de Tambaú, com o Hotel Tambaú ao fundo


Picãozinho
É uma formação de recifes coralígenos, que fica localizado a cerca de 1500 metros da praia de Tambaú. Na maré baixa formam-se piscinas naturais, com temperarturas que chegam a 30 °C. As suas águas transparentes permitem ver muitos peixes coloridos.

Os hotéis do local realizam serenatas sobre a água morna em noites de lua cheia.

O recife é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Durante os períodos de baixa-mar, quando uma grande porção do recife fica exposto, dezenas de pessoas se deslocam nas embarcações que fazem o translado entre a praia de Tambaú e Picãozinho. Durante o trajeto, que dura cerca de 15 minutos, os turistas são instruídos a não andar sobre o recife.


Praia do Cabo Branco
Preferida dos moradores de João Pessoa, a praia de Cabo Branco é bastante extensa e repleta de barracas confortáveis.

É uma praia de areia fina e batida, com coqueiros, e que atrai atletas profissionais e amadores do vôlei de praia, que encontram refresco nas águas claras, mansas e mornas.

É o cenário perfeito para caminhadas, tanto que a pista à beira-mar é interditada a carros todos os dias, das 5 às 8 horas da manhã, dando lugar aos adeptos do jogging, da caminhada e dos passeios de bicicleta.

Praia do Cabo Branco

Ponta do Seixas
Situada no litoral sul de João Pessoa, logo depois da praia do Cabo Branco, a Ponta do Seixas, é o ponto mais oriental das Américas. As suas águas são azuladas e suas areias finas. Possui alguns quiosques rústicos.

No alto da falésia, um farol, chamado de Farol do Cabo Branco, representa o extremo leste do Brasil. É ali que o sol nasce primeiro nas Américas. É o melhor lugar para apreciar toda a beleza do litoral de João Pessoa e onde o olhar se perde no horizonte.

Praia Ponta do Seixas



Praia da Penha
Tem como limites o rio do Cabelo, ao norte, e o riacho de Jacarapé, ao sul. Nela está situada a Capela de Nossa Senhora da Penha (João Pessoa), que possui um dos maiores acervos de objetos deixados por romeiros na Paraíba, destacando-se também pelas comemorações tradicionais da padroeira local, a Virgem da Penha.


Praia de Jacarapé
É delimitada pelo riacho Jacarapé, ao norte, e pelo rio Mangabeira, ao sul. Apresenta recifes, corais, ondas fracas e areia fina e batida. É emoldurada por falésias e está em uma região de desembocadura de rios e mangues.


Praia do Sol
É delimitada pelos rios Mangabeira, ao norte, e Gramame, ao sul. Tem recifes, corais, ondas fracas e areia fina e batida. É emoldurada por falésias e está em uma região de desembocadura de rios e mangues.

Praia do Sol



Praia da Barra de Gramame
Última praia do município de João Pessoa, é uma praia de areia clara e fofa com mar de águas calmas e recifes. Está localizada na foz do rio Gramame, que, antes de se encontrar com o mar, forma uma pequena ilha com choupanas em plena parte de água doce. O encontro do rio com o mar forma um cenário de grande beleza natural.

Em virtude da correnteza forte muito forte, aconselha-se o máximo de cuidado para os banhistas.


Praia de Gramame




Cabedelo

Intermares (ou Mar do Macaco)
A primeira praia no sentido sul-norte na divisa com a capital João Pessoa. Também conhecida como Mar do Macaco, é uma praia de mar aberto com fortes ondas e uma das principais para a prática de surf no litoral norte do estado da Paraíba, e onde são realizadas várias etapas de campeonatos de surf.

Cenário de preservação ambiental, a área é de desova da tartaruga de pente e onde se desenvolve o Projeto Tartarugas Urbanas. A associação ambiental Guajirú é a responsável por esse projeto.

Praia de Intermares


Ponta de Campina
Conta com boa estrutura turística para passeios e lazer, barcos e jangadas que levam à Areia Vermelha, banana-boats e jet-skis, bares e restaurantes especializados em frutos do mar. Possui a capela de N.S. da Nazaré, construída em fins do século XVI.





Camboinha
A praia de Camboinha se divide em I, II e III, é uma das praias mais procuradas do município de Cabedelo, muitas pessoas possuem casa de veraneio no local.

Localiza-se bem no centro-leste do município de Cabedelo, logo ao norte da Praia do Poço, seu acesso é feito através da Estrada de Cabedelo.

Praia de Ponta de Campina


Areia Vermelha
É um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura. Fica em frente à praia de Cambionha e aparece sempre que a maré baixa. É um ótimo lugar para banhos, já que possui piscinas naturais e corais, numa água transparente de tom verde-claro. Faz parte do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.


Formosa
Praia urbana ornamentada por coqueirais, areia branca e residências antigas que fazem parte da história de Cabedelo.

Praia de Camboinha


Areia Dourada
Areia Dourada é uma praia urbana, mas conta com grande área verde nos seus arredores, como a Mata do Estado, onde é possível encontrar animais silvestres como o sagüi. Coqueiros e areia cor de tijolo e não dourada, como sugere o nome complementam o visual do lugar.

Praia de Areia Dourada


Ponta de Matos
Assim conhecida por causa de um antigo morador, João de Mattos Cardoso, que foi durante 30 anos guardião da Fortaleza de Santa Catarina. O monumento de Nossa Senhora da Conceição (Iemanjá), o Farol da Pedra Seca, a capela de Santo Antonio e a Colónia de Pescadores integram sua paisagem.

Ponta de Matos


Miramar
Ponto estratégico para apreciação no final da tarde das jangadas ancoradas, quando os pescadores retornam das suas pescarias. Local utilizado pela Prefeitura Municipal para grandes eventos.

Praia de Miramar


Santa Catarina
Nesta praia localiza-se a principal construção histórica de Cabedelo, a Fortaleza de Santa Catarina. Nela há o encontro do Rio Paraíba com o Oceano Atlântico, conhecido como a "Pororoca da Paraíba". Também neste local fica localizado o quebra-mar, conhecido como praia do Dique.

Praia de Santa Catarina



Praia fluvial do Jacaré
A Praia Fluvial do Jacaré ou Praia do Jacaré é uma área turística que faz parte do corredor turístico de Cabedelo / João Pessoa. Nessa área estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, casas de artesanato, casas de pescadores, etc.

Os turistas que conhecem a praia de Jacaré costumam ficar encantados com as belezas naturais oferecidas pela rica fauna e flora ali encontradas, mas sem dúvida, o espetáculo mais bonito é proporcionado pelo Sol, que se põe de mansinho, enquanto é saudado pelo Bolero de Ravel, que é executado diariamente por Jurandy do Sax nos bares instalados às margens do Rio Paraíba. A praia também é um local de pescaria e de esportes como o remo. Algumas pessoas vão à praia velejar.

Bares na Praia do Jacaré

Pôr-do-sol na Praia do Jacaré